Thursday, August 26, 2010

Como comer saudavel fora de casa


Ja que estamos falando de nutricao aqui no blog, dando uma olhadinha pela net vi o site da Nestle (www.nestle.com.br) e gostei muito de uma materia sobre como comer fora de casa de uma forma saudavel.

Segue o texto publicado por eles para voces darem uma olhadinha:

É saudável comer fora de casa?

Basta seguir algumas regrinhas simples para conseguir se alimentar de maneira equilibrada, mesmo quando você está fora de casa.

A maior oferta de alimentos prontos para o consumo, a preços mais acessíveis, pode ser apontada como um dos responsáveis pelo aumento da frequência de refeições realizadas fora do lar no Brasil.

E, nessa hora, quem resiste àquele docinho apetitoso da vitrine? Ou àquele cafezinho expresso, quentinho, tirado na hora? 

Pois saiba que tudo é permitido e que todos os alimentos podem fazer parte de uma refeição equilibrada, desde que haja moderação e que sejam consumidos no momento certo.

Dessa forma, você não passa vontade, cuida da sua saúde e não leva susto ao subir na balança.

A nutricionista Greisse Viero da Silva Leal* conta que os restaurantes que servem comida por quilo podem ser uma boa opção. “Nesses locais, é possível selecionar os alimentos já preparados, levando-se em consideração principalmente o seu modo de preparo. Por exemplo, opções de saladas cruas, como tomate, alface, cenoura ralada, são ótimas fontes de vitaminas e fibras”, explica. “Além disso, é possível optar por uma carne grelhada ou assada, arroz integral, feijão, legumes e verduras refogados.” 

Algumas armadilhas podem fazer o cliente derrapar em algumas escolhas: “Pratos e copos maiores que os tradicionais costumam fazer com que o cliente sirva uma quantidade maior de alimentos sem perceber”, alerta Greisse.

Fuja também das frituras e preparações com molhos de queijo, pois “são escolhas com maior valor calórico e menos nutrientes”. 



A dica para quem prefere as lanchonetes é sempre optar pela porção pequena de batatas fritas e refrigerantes e consumi-los, no máximo, uma vez por semana. “Lembre-se de que, apesar de ser economicamente vantajoso pedir as porções maiores, a quantidade de alimentos e calorias a ser ingerida também será maior.” 



Os doces também podem ser consumidos com prazer e sem culpa. Só não vale exagerar. “É possível escolher o doce preferido e apreciar uma porção moderada, como, por exemplo, um bombom, um brigadeiro pequeno, um picolé de frutas, doces à base de frutas sem calda ou uma porção pequena de pudim”, ensina a nutricionista. 



Observar as condições de higiene e acondicionamento dos alimentos também é importante. Verifique se existe um balcão térmico para manter as preparações aquecidas e um balcão refrigerado para as saladas e sobremesas frias. Toalhas limpas e talheres embalados individualmente também indicam cuidados com a segurança alimentar. 



E, se você sair da linha, não se desespere. A especialista explica que o importante é manter o equilíbrio energético, ou seja, consumir a quantidade equivalente de energia que vai gastar. Greisse conta que o ideal é acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia para ajudar nessa equação. E então? Aceita um cafezinho?

Greisse Viero da Silva Leal é nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas, mestre e doutoranda em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).



Apesar de nao termos os restaurantes de comida a quilo por aqui, podemos adaptar as dicas aos lugares que vendem saladas e alimentos grelhahos.


Espero que voces tenham gostado!!!!

No comments: